BOAS VINDAS AOS QUERIDOS SEGUIDORES

Sejam bem vindos!!!
Blog criado por profissional Nutricionista com o objetivo de trazer informações sobre alimentação saudável de maneira prática e fácil.

Aos queridos(as) amigos(as) Nutricionistas coloco nosso Blog à disposição para constante troca de experiências, críticas e sugestões.

Pesquisar

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Utilização de Fibras no Tratamento para perda de Peso


O QUE SÃO FIBRAS ???
     Fibras  são um conjunto heterogêneo de componentes estruturais de plantas ou análogos de carboidratos resistentes à digestão e absorção no intestino delgado e que podem sofrer fermentação parcial ou completa no intestino grosso, pela microflora intestinal. O consumo adequado de fibras alimentares está associado a diversos benefícios à saúde, tais como tratamento e prevenção da obstipação intestinal e menor risco de câncer colorretal. Uma alimentação equilibrada, com quantidades adequadas de frutas, hortaliças, leguminosas, grãos, cereais e pães integrais, fornece a quantidade diária recomendada de fibras, entre 20 e 35 gramas/dia.
     As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis, de acordo com suas propriedades fisiológicas. De maneira geral, as insolúveis, como a celulose, a lignina e a hemicelulose tipo B, aumentam o trânsito intestinal, reduzindo a obstipação. Já as fibras solúveis, como a pectina, as gomas e algumas hemiceluloses, tem a propriedade de afetar a absorção de glicose e lipídeos no intestino delgado, principalmente porque são viscosas e formam géis.

METABOLISMO
     A suplementação de fibras, especialmente as solúveis, tem sido propagada como capaz de promover perda de peso, principalmente de gordura corporal. De fato tem se mostrado que populações que reportam maior consumo de fibras possuem menor prevalência de obesidade, que o consumo adequado de fibras está inversamente associado ao IMC, independentemente do consumo de gorduras, e que estudos intervencionistas encontram maior perda de peso em sujeitos submetidos a dietas ricas em fibras do que pobre em fibras. 
     Os mecanismos que podem explicar a ação das fibras no sentido de promover perda de peso ou prevenção da obesidade são:

  1. diminuição da eficiência de absorção de nutrientes no intestino delgado;
  2. maior promoção da saciedade, pela maior necessidade de mastigação;
  3. substituição de nutrientes e energia da dieta.

     Os principais suplementos comercializados à base de fibras são de quitosana e goma guar.

GOMA GUAR.
     Essa fibra solúvel tem sido bastante investigada devido a seus possíveis efeitos sobre a perda de peso, no tratamento do diabetes tipo II e na redução da hipercolesterolemia.
     Há evidências de que essa fibra aumenta a saciedade após as refeições, fator que poderia auxiliar na perda de peso em razão de menores apetite e consumo alimentar. No entanto, muitos estudos não conseguiram comprovar a eficácia de sua suplementação.
     Estudos conclusivos verificaram que a suplementação de goma guar não foi eficaz na redução do peso corporal e ainda relataram que a mudança no padrão de vida atual, através da associação de uma dieta balanceada e a prática de atividade física, ainda é a base para se obter uma perada de peso duradoura.

QUITOSANA. 

     É um polissacarídeo muito vendido como suplemento nutricional para o emagrecimento. Estudos em animais demostraram que essa fibra tem a capacidade de se ligar aos lipídeos da dieta diminuindo sua absorção gastrointestinal e também diminuindo o colesterol.
     Alguns estudos demostram que a perda de peso resultante da suplementação é muito pequena, o que não justifica o consumo desse suplemento para essa finalidade.

CONCLUSÃO.   
     Embora a suplementação de fibras possa, pelo menos em teoria, ter algum efeito sobre a absorção de nutrientes e assim favorecer a perda de peso, entende-se que o consumo de fibras deva fazer parte de um conjunto de práticas alimentares apropriada para a perda e/ou manutenção do peso, ou seja, a partir de uma alimentação adequada e equilibrada, não só rica em alimentos fontes de fibras, mas também podres em gorduras e açúcares.
     O consumo de fibras por meio de suplementação, e não por meio de alimentos, com o único propósito de favorecer a perda de peso, deve ser repensado cuidadosamente, pois a quantidade de fibra consumida pode muitas vezes, exceder recomendações e afetar a absorção de outros nutrientes que não só lipídeos e glicose, mas, principalmente, minerais como o ferro, o cálcio e o zinco. 
     Portanto,consulte um Nutricionista antes de pensar em qualquer que seja a suplementação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário